Trabalho arquitetura
Arquiteto: Peter Behrens
Engenheiro Estrutural: Charles Bernhard
Desenhado em: 1908
Construído em: 1910
Remodelada em: 1939
Arquiteto da Reforma: Paul Schmidt, Jacob Schallenberg.
Localizado: Berlim, Alemanha.
Introdução
AEG Fabrica de Turbinas, foi uma das primeiras empresas a programar as mudanças colocadas desde 1870 a indústria alemã internacional, é um dos mais significativos edifícios protorracionalismo. Começando naquela época, o uso de elementos industriais na arquitetura.
PROTORRACIONALISMO: (Momento da Arquitetura, que vão de 1900 até o fim da Primeira Guerra Mundial. Coincide com a propagação de concreto armado, aproveita os recursos de materiais para atingir o seu programa de simplificação e de economia máxima.
Conceito
-------------------------------------------------
Como uma posição ideológica, aplicada à indústria, esses pensamentos aparecem em uma série de temas estéticos e simbólicos claramente refletidos na fábrica de turbinas. Longe das preocupações principais características deste tipo de construção, tais como materiais técnicas ou para fins funcionais, a fábrica foi o resultado, a realização específica de uma seleção de características industriais filtrada pela mente de um artista.
-------------------------------------------------
O resultado foi uma grande parede de vidro, simbolizando a vitória da arte sobre a banalidade da vida em uma sociedade industrial que vem crescendo.
Projeto
Sobre o projeto, um artigo sobre a fábrica de turbinas AEG escrito por Behrens, em 1910, deixa claro suas intenções na concepção de que:
“A idéia dominante arquitetônico na concepção da nave (da construção, corpo da obra). Era para empacotar os componentes de aço, não desperdigarlos, como é característico do edifício triangular normal. Assim o volume interior está contida em todos os lados dentro de um fechado plana e lisa, a fim de obter a clareza das proporções da arquitetura”.
Estética
Em termos estéticos o