Relação diversificação x desempenho
1) As cinco forças determinam a rentabilidade da indústria porque influenciam os preços, os custos e o investimentos necessário das empresas em uma indústria – os elementos de retorno sobre o investimento
. O poder do comprador influencia os preços que asempresas podem cobrar [...] da mesma forma que a ameaça desubstituição. O poder dos compradores também pode influenciar os custose os investimentos, porque compradores poderosos exigem serviçosdispendiosos. O poder de negociação dos fornecedores determina oscustos das matérias-primas e de outros insumos. A intensidade da rivalidade influencia os preços assim como os custos da concorrência emáreas como fábrica, desenvolvimento de produto, publicidade e força devendas. A ameaça de entrada coloca um limite nos preços e modula oinvestimento exigido para deter nonos entrantes (grifos nossos).
- ENTRADA
- AMEAÇA DE SUBSTITUIÇAO
- PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS COMPRADORES
- PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES
- RIVALIDADE ENTRE OS ATUAIS CONCORRENTES
2) A entrada de novos concorrentes em um mercado gera novas condições, o desejo de ganhar market share e, freqüentemente, recursos adicionais. Preços podem ser reduzidos, custos serem inflacionados, diminuindo a lucratividade do mercado como um todo.
A ameaça de um novo concorrente depende da presença de barreiras à sua entrada e da reação das empresas já existentes. Se as barreiras são altas e o novo concorrente está preparado para uma forte retaliação da concorrência, a ameaça à entrada é considerada baixa.
BARREIRAS DE ENTRADA
As barreiras de entradas são o conjunto de reações que o empreendedor pode esperar ao querer participar de um novo negócio. Via de regra, são geridas pelos concorrentes já existentes. Segundo Michael Porter, existem seis fontes principais de barreiras e vamos analisar uma a uma:
economia de escala: é refletido no baixo custo em detrimento de alta produção. Um novo competidor deve se submeter ao risco