trabalho arquitetura
PROCESSADORES RISC E CISC
EXEMPLOS E DEFINIÇÕES
VÁRZEA GRANDE
2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO...................................................................................................02
RISC E CISC.....................................................................................................03
CONCLUSÃO....................................................................................................05
BIBLIOGRAFIA..................................................................................................06
01
INTRODUÇÃO
Sempre houve uma grande polêmica em torno de qual dessas plataformas é melhor. Na verdade, ouvimos muitos boatos como “Os Macs são mais rápidos porque tem chips RISC” ou algo do gênero. O objetivo deste trabalho é falar um pouco sobre as duas plataformas e como elas coexistem atualmente.
02
RISC E CISC
CISC Isto é, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são os 386 e os 486 da Intel. Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm uma microprogramação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las, utilizando as instruções contidas na sua microprogramação. Seria como quebrar estas instruções, já em baixo nível, em diversas instruções mais próximas do hardware. Como característica marcante esta arquitetura contém um conjunto grande de instruções, a maioria deles em um elevado grau de complexidade.
RISC Isto é, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções, é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e