Relações Interpessoais
Integração e Relações Interpessoais
Percepção social
Como criamos nossas primeiras impressões sobre as pessoas?
Formar as primeiras impressões sobre as pessoas é mais complexo do que podemos imaginar, pois muitos fatores estão envolvidos e sendo considerados nesta questão
Para Soto (2002) “a percepção se refere ao processo ativo de perceber a realidade e organizá-la em interpretações ou visões sensatas”.
O processo perceptivo é importante nas organizações, pois percebemos diferentes pessoas com diferentes interpretações ou visões, muitas vezes contraditórias, do mesmo fato ou pessoa.
É difícil ter uma interpretação sem um foco, uma estratégia e pessoas que façam as coisas como desejamos.
Os erros de uma percepção sensorial podem causar danos irreparáveis às pessoas, podendo levar uma organização à desgraça.
1.1 FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO
Soto (2002) descreve que alguns fatores influenciam a percepção das pessoas. Os mais significativos são:
• Atenção: muitos são os estímulos presentes durante o estado de vigília, aos quais compete captar a nossa atenção; mas não reagimos da mesma maneira a todos eles.
A atenção é definida como a abertura seletiva de uma pequena porção de fenômeno que nos atrai.
• Fatores Externos: existem certas características dos estímulos que frequentemente determinam nossa atenção. Os mais importantes são a intensidade, o tamanho, a mudança e a repetição.
• Fatores Internos: classificam-se em:
a) motivacionais: se temos fome, os estímulos que se associam a esse motivo se tornarão o foco de nossa percepção. Os motivos fazem nossa percepção seletiva;
b) interesses e valores: atendemos àqueles aspectos do mundo que nos rodeiam que se relacionam com os nossos interesses.
• Formação de Juízos: quando observamos as pessoas, tratamos de desenvolver explicações sobre o porquê de se comportarem de certa maneira.
1.2