Relaçoes interpessoais
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
FÁBULA A UNIÃO DE FLORA - RAINHA DA VEGETAÇÃO E ZÉFIRO - O VENTO OESTE. Diz-se que um dia ambos se encontraram: No momento do encontro, a senhora da vegetação FLORA recuou amedrontada e, num gesto de brandura, estende as mãos sobre plantas e flores para protegê-las do ímpeto destruidor de Zéfiro – o vento Oeste. Zéfiro tinha como único prazer desacatar a Natureza, danificar as florestas, devastar as plantações, arruinar as flores com seu sopro devastador e impiedoso. Nesse dia porém, diante a luminosa beleza de Flora, a divindade do vento – Zéfiro - refreia seu sopro, enamorando-se ternamente por Flora.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Após esse encontro, ele não mais se empenhou em desrespeitar a Natureza – a protegida de sua amada. Embora apaixonada, Flora recusa triste a corte de Zéfiro; teme a sua índole tão diferente da sua. Zéfiro para não perder Flora promete aprender com o Equilíbrio da Natureza a Paciência e a Serenidade do reino vegetal. Então, na festa de núpcias, entre cores fulgurantes e perfumes dulcíssimos, une-se Flora a Zéfiro. E desde esse acontecimento, o vento Oeste passa a ser apenas uma doce brisa que tremula as pétalas das roseiras e a ramagem das campinas”.
[Extraído do capítulo 39 do livro Conviver e Melhorar, Editora Boa Nova, de Francisco do Espírito Santo/Lourdes Catherine.]
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
O termo relações interpessoais refere-se ao relacionamento entre pessoas ou entre grupos, podendo ter finalidades variadas.
O relacionamento interpessoal envolve o conhecimento de aspectos internos do próprio "eu", como o conhecimento dos próprios sentimentos, respostas emocionais, o processo de pensamento, e serve como referência de auto-conhecimento tão importante no desenvolvimento pessoal e profissional.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS RELAÇÕES INTERPESSOAIS – AUTO CONHECIMENTO Não há como se falar em relacionamento entre as pessoas sem antes compreender o relacionamento intrapessoal.