Trabalho Fisiologia
Os hormônios estão envolvidos na maioria dos processos fisiológicos, de modo que suas ações são importantes para muitos aspectos do exercício e do desenvolvimento esportivo.
QUALIFICAÇÃO QUÍMICA DOS HORMÔNIOS
Os hormônios podem ser caracterizados em dois tipos básicos; hormônios esteroides e hormônios não-esteróides. Os hormônios esteroides possuem uma estrutura química similar à do colesterol e a maioria deles deriva do colesterol. Os hormônios não-esteróides não são lipossolúveis e, por essa razão, não conseguem atravessar facilmente as membranas celulares. O grupo de hormônios não-esteróides pode ser subdividido em dois: os hormônios protéicos ou peptídicos e os hormônios de aminoácidos.
AÇÕES DOS HORMÔNIOS
Como os hormônios circulam através do sangue, eles entram em contato com praticamente todos os tecidos corporais. Como, então, eles podem limitar seus efeitos a alvos específicos? Essa capacidade é devida aos receptores hormonais específicos existentes nos tecidos-alo. Tipicamente, cada célula possui de 2.000 a 10.000 receptores. Os receptores de hormônios não-esteróides estão localizados na membrana celular, enquanto os receptores de hormônios esteróides estão localizados no citoplasma celular ou no núcleo da célula.
HORMÔNIOS ESTERÓIDES
Como foi mencionado anteriormente, os hormônios esteróides são lipossolúveis e, por isso, atravessa, facilmente a membrana celular. Uma vez no interior da célula, um hormônio esteroide se liga a seus receptores específicos. Em seguida, o complexo hormônio-receptor penetra no núcleo, liga-se a uma parte do DNA da célula e ativa determinados genes.
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
Como os hormônios não-esteróides não conseguem atravessar a membrana celular, eles reagem com receptores específicos localizados no exterior da célula, sobre a membrana celular. Uma molécula de hormônios não esteróides se liga ao seu ao seu receptor e desencadeia uma série de reações enzimáticas que