TRABALHO DE FISIOLOGIA
FISIOLOGIA
Faculdade Metropolitana de Anápolis
Professora: Rávila Graziany
Anápolis-2015
INTEGRANTES:
Dayane Ferreira
Iraídes Gonçalves
Jennifer Marielly
Letícia Rodrigues
Maianne Cristine
Mônica de Oliveira
Tecnologia em Estética e Cosmética 2º Período
INTRODUÇÃO
FISIOLOGIA VASCULAR (CIRCULAÇÃO ADULTA,
CIRCULAÇÃO FETAL, CIRCULAÇÃO PÓS-NATAL)
O estudo da Fisiologia pressupõe o entendimento do organismo em seu âmbito macro e microscópico, nos seus diferentes níveis hierárquicos de organização. As células-tronco são aquelas com atividades ditas fundamentais: autopoiese, autorregenerarão e capacidade de diferenciação em vários elementos; a nossa célula fundamental, o ovo, que vem da fecundação do óvulo, tem máxima capacidade reprodutiva e de diferenciação, bem como as células das primeiras divisões, da mórula, compostas por 4 a 8 células.
Essas células são ditas totipotentes, ou seja, tem máximo potencial de se transformar em qualquer célula do organismo. As seguintes, que darão origem aos folhetos (ectoderma, mesoderma e endoderma) são chamadas de pluripotentes, pois podem apenas se diferenciar em qualquer célula do folheto ao qual pertencem.
Na vida adulta, a maioria das nossas células são “maduras”
(sem capacidade de transdiferenciação), além dos zigotos, que são aquelas prontas para a reprodução, por sua capacidade de fecundação. Entretanto, nos últimos anos, com o advento das pesquisas nesse campo, vem-se descobrindo a capacidade de algumas células, ditas maduras, de transdiferenciação, se submetidas a um estímulo específico.
A célula é a unidade viva básica, que se organiza com outras células semelhantes para formar tecidos; diferentes tecidos, organizando-se para uma função comum, compõem um órgão; diferentes órgãos, que se integram para uma função maior, são considerados num sistema; o conjunto dos sistemas forma um organismo. Sendo assim, para a Fisiologia, é importante o entendimento tanto do funcionamento celular, quanto a atividade do