Gestao
Acadêmico
Marcio dos Santos
Professor -Tutor Externo
Luis Carlos Pivesso
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (421586) – Prática do Módulo I
19/11/2011
RESUMO
A responsabilidade empresarial em relação ao meio ambiente deixou de ser apenas uma obrigação para transformar-se em atitude voluntária, superando as próprias expectativas da sociedade. Compreender essa mudança é vital para a competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e competitivo, fazendo com que as empresas tenham que se preocupar com o controle dos impactos ambientais. Este cenário que, a princípio coloca as organizações em alerta, no que diz respeito às suas relações com a natureza, devem ser encarada como uma oportunidade para que as mesmas passem à executar planos de ação para práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como exigências legais ou pressões de grupos ambientalistas, mas sim com a intenção de obter vantagens competitivas. Os sistemas de Gestão Ambiental vêm se tornando um grande aliado das organizações que buscam manter seus processos, aspectos e impacto ambiental sob controle.
1 - INTRODUÇÃO
Devido às grandes mudanças na Indústria, Economia, Tecnologia e Educação, a gestão ambiental vem crescendo a cada dia no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial, acaba por envolver também o setor empresarial. Também não se pode afirmar que todos os setores empresariais encontram-se conscientizados da importância da gestão responsável dos recursos naturais.
Empresas que não buscam adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento sustentável estão predestinadas a perder competitividade em curto ou médio prazo.
Às vezes os investimentos em gestão ambiental são direcionados por fatores competitivos, mas existem fatores diversos que determinam a realização de investimento em gestão ambiental por parte de