gestao organizacional
A Estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa mantenha o foco nos seus objetivos, depois de definidos a missão, a visão, os valores que servem de bases para definição de como a empresa vai dirigir suas atividades no mercado, isto é quais são as suas estratégias de mercado. Estas servirão de base para a formulação da sua estrutura.
Robbins (2006, p, 171) entende a estrutura organizacional "como as tarefas são normalmente divididas, agrupadas e coordenadas" dentro de uma organização de empresa. Os modernos teóricos da Administração não concordam que exista uma maneira única ou ideal de se projetar uma organização. (Estrutura Organizacional Disponível em: Acesso em: 21 de Abril de 2014).
OLIVEIRA, Djalma. “E o conjunto ordenado de responsabilidade, autoridade, comunicação e decisão das unidades organizacionais de uma empresa”. (Estrutura Organizacional, Disponível em: Acesso em: 21 de Abril de 2014),
1.2. A estrutura Organizacional dentro de um contexto geral se subdivide em duas: Estruturas Formal e Informal.
Estrutura Formal: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades. É estável. Está sujeita a controle. Está na estrutura.
Líder formal.
Estrutura Informal: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.
São relacionamentos não documentados e não reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
Está nas pessoas. Sempre existirão.
A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal. É instável. Não está sujeita a controle. Está sujeita aos sentimentos. Líder informal.
Desenvolve sistemas e canais de comunicação.