gestao organizacional
Disciplina Fundamentos da Administração | Professor Fábio Sousa
Texto 3 – Gestão Organizacional
80’s e 90’s
Segundo (Gramigna, 2002), no final da década de 70 e início de 80, os programas de desenvolvimento organizacional ancorados no Planejamento Estratégico, foram amplamente adotados no Brasil. O grande ganho para as pessoas, neste modelo, foi a possibilidade de participação em decisões dentro das organizações. Segundo Peter Drucker, Gestão Organizacional significa, entre outras coisas, permitir que um indivíduo de excelente atuação empresarial realize livremente seu trabalho, sendo que a gerência da organização deve exercer sua autoridade para garantir a coordenação das atividades, de forma a alcançar bons resultados econômicos.
De uma forma geral, pode-se caracterizar a Gestão Organizacional como uma filosofia da Gestão por
Objetivos, como uma tentativa de moldar o cenário, minimizando a distância entre o que é possível e o que é desejável.
O desenvolvimento organizacional é um modelo dos mais significativos e fez com que dirigentes repensassem suas empresas, dando um salto qualitativo na maneira de gerenciar pessoas e, principalmente, os processos das organizações. Segundo (Fischer, 2002), quanto maiores forem as opções de aquisição de bens e serviços, a transparência dos mercados e o acesso aos meios de comunicação, mais definitivo será o impacto do comportamento das pessoas em suas decisões ao consumir.
Estágio atual/ perspectivas futuras
Aprendemos um pouco sobre a história da Administração, o desenvolvimento e evolução dos tipos de gestão/gestores. Podemos visualizar facilmente a vida de um “mundo das chaminés” (indústria do aço, carvão e automóveis) a um mundo “global convergente” (tecnologias convergem para um meio comum, em alta velocidade) da atualidade. Mas temos que aprender a considerar com cuidado as mudanças mais profundas dentro das organizações (mudança estrutural). A