Gestão organizacional
Organizacional e Educação
Corporativa
Objetivos da aula:
Nesta aula o principal objetivo será conceituar itens que irão embasar o conteúdo das aulas seguintes.
Serão conceituados itens como gestão organizacional, gestão de pessoas e as teorias administrativas.
Introdução
Administração ou Gestão?
De fato qual a diferença destas duas palavras?
Segundo (Ferreira et al, 2002), ambas as palavras têm origem latina, gerere e administrare, sendo que gerere significa dirigir, conduzir ou governar. Administrare tem aplicação específica no sentido de gerir um bem, defendendo os interesses dos que o possuem. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir.
O século XX tem sido palco de grandes realizações em todos os campos do saber, e por conseqüência a administração não é uma exceção.
Mas administrar é uma ciência ou arte?
Costuma-se considerar que um campo de estudos é uma ciência quando possui um corpo teórico próprio, articulado de forma a indicar a seus seguidores como se portar em casos específicos, prevendo os resultados desse comportamento. Já a arte é considerada Gestão organizacional e educação corporativa - UVB
Faculdade On-line UVB 2 uma habilidade, o desenvolvimento de atitudes ainda baseadas essencialmente na intuição, no risco de serem tomadas sem que seus resultados sejam previsíveis. Arte é a competência para conseguir um resultado concreto desejado.
Gestão Organizacional
Segundo (Gramigna, 2002), no final da década de 70 e início de 80, os programas de desenvolvimento organizacional ancorados no planejamento estratégico, foram amplamente adotados no Brasil.
O grande ganho para as pessoas, neste modelo, foi a possibilidade de participação em decisões dentro das organizações. A revisão da estratégia empresarial levou dirigentes e equipes a um trabalho compartilhado para estabelecer a missão organizacional, definir o negócio, divulgar a visão empresarial,