Gestao Operacional
Orientações específicas
- Em caso de dúvida, faça uma releitura da seção Controle Operacional e as Demandas do Estado e da Sociedade, na Unidade 1. Analise novamente a Figura 9, Controle Operacional – visão global.
- Identifique três fluxos críticos para o Sistema de Controle Público: um físico, um informacional e um organizacional.
- Responda às proposições elencadas a seguir.
- Registre suas respostas no AVEA a fim de discuti-las com seu tutor, ou mesmo com seus colegas.
A) Por que o recurso físico selecionado é crítico? Se insuficiente, qual o impacto?
B) Por que o recurso informacional selecionado é crítico? Se insuficiente, qual o impacto?
C) Por que o recurso organizacional selecionado é crítico? Se insuficiente, qual o impacto? Vamos agora identificar os fluxos de recursos físicos, informacionais ou organizacionais mais críticos no sistema de controle público.
a) Por que o recurso físico selecionado é critico? Se insuficiente, qual o impacto?
Um recurso físico que pode ser considerado crítico é o estado de conservação da estrutura física dos órgãos de atendimento público e o sucateamento dos bens móveis dos mesmos. Vemos escolas com suas estruturas comprometidas, carteiras quebradas ou mesmo em falta, postos de saúde sem acomodações adequadas para a espera, equipamentos sofisticados para realização de exames, danificados por mau uso ou que nem foram instalados depois de muito tempo de aquisição. Este recurso é critico porque diante desta situação não estamos realizando o controle público, pois não colaboramos para o bom uso dos recursos e sim para o desperdício; o impacto de tal situação é uma educação deficiente, problemas de saúde que poderiam ser detectados precocemente correndo risco de