GESTAO ESTRATEGICA DE PESSOA Anhembi Morumbi Atividade 8
0,2 em 0,2 pontos
Uma série de motivos tem elevado o tema da diversidade humana a um patamar de maior visibilidade e influência no cotidiano das organizações. Legislações decorrentes de mobilizações sociais, globalização das empresas, migrações em busca de emprego em países mais desenvolvidos, estruturas de trabalho multifuncionais e políticas de responsabilidade social corporativa são alguns dos fenômenos que justificam esse novo contexto. (MENDES, 2005)
Gerenciar a diversidade no ambiente de trabalho implica maximizar suas vantagens e minimizar possíveis barreiras. Há um conjunto de atividades voluntárias e compulsórias que podem ser conduzidas na organização. Dentre as ações compulsórias, ou seja, que tem respaldo jurídico com vistas à diversidade, destaca-se a de: Assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:
Corretae. Garantir igualdade de salários e de critérios de seleção.
Resposta Correta:
Corretae. Garantir igualdade de salários e de critérios de seleção.
Feedback da resposta:
As iniciativas conhecidas como abordagens tradicionais no gerenciamento da diversidade são: a Negação, na qual gestores e algumas práticas da organização indicam aos colaboradores que eles são diferentes e que as diferenças não afetaram o modo como a organização os trata. A motivação para a prática da negação tem sido legal (exigida por lei), moral (as regras da moral pessoal ou organizacional assim o exigem) ou de responsabilidade social (a boa cidadania empresarial assim o determina). O maior benefício é que grupos de minoria conseguem ingressar nas organizações. Por outro lado, este tipo de iniciativa apresenta uma limitação. Ela exige que as pessoas diferentes aceitem ver negadas suas diferenças. Subjacente a este pensamento situam-se algumas crenças como: ser diferente é ter algum defeito ou desvantagem. Dentre estas práticas de negação pode-se destacar a isonomia salarial, ou seja, a garantia de igualdade salarial para ocupantes de mesmo cargo e