Gestao escolar
A Escola Estadual Antonio Luiz, segundo o Projeto Político Pedagógico, é uma escola considerada pública que oferece um ensino de qualidade.
Os profissionais assumem com dignidade, responsabilidade, respeito, amor e eficácia as funções do ofício, procurando aperfeiçoar para oferecer o melhor na formação do aluno. Portanto busca promover um ensino de qualidade, assegurando o cumprimento de currículos e programas, adequando-os à realidade local e ao uso de metodologias específicas e inovadoras que propiciem e facilitem a interdisciplinaridade e aprendizagem, tendo a questão pedagógica como centro das preocupações políticas de melhoria da qualidade em educação, onde o aluno seja reconhecido pela sociedade como um ser criativo, atuante, questionador, inovador, verdadeiramente um cidadão.
A escola existe em função do aluno, centro do processo ensino-aprendizagem que busca o crescimento profissional, realização pessoal de seus profissionais, alunos e pais, manifestando o desejo de formação de cidadãos autônomos e conscientes, capazes de atuarem e contribuírem para a melhoria da qualidade de vida do país.
A escola como Instituição Social, define a educação como um fenômeno humano produzido socialmente e cuja prática cultural interfere na prática educativa e vice-versa.
Preconizamos uma educação que quer ser coerente com as concepções de homem, mundo e sociedade, por isso esforçamo-nos na formação do aluno no sentido que o homem se adapte a realidade discutindo-a, refletindo sobre a mesma e assim contribuir para transformá-la. A tomada de consciência, condição básica para o processo, deve favorecer o surgimento de sujeitos pensante que ultrapassem a mera apreensão do fato, do caso, mas que atendam num sistema de relações dentro da totalidade.
Os planejamentos curriculares são de acordo com a Proposta Pedagógica oferecida pela SEE e com os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais, são selecionados os conteúdos por série. São