Metodologia da educação de john dewey
- Ensino Progressivo (1)
O ensino é realizado por etapas, sendo que uma irá complementando a outra.
- Valorização da liberdade, da espontaneidade de cada um.(2)
A escola tem que dar voz aos alunos. O objetivo não é só a transmissão de conteúdos, mas fazer com que o educando busque conhecimento, que encontre maneiras de aprender por si só. Em lugar de começar com definições ou conceitos já elaborados, deve usar procedimentos que façam a criança raciocinar e elaborar os próprios conceitos para depois confrontar com o conhecimento sistematizado. Além disso, quando se fala em liberdade pra o aluno não significa que não há regras, pois Dewey afirma que o professor não pode ser totalmente liberal, mas também totalmente rígido, deve haver um equilíbrio.
- O objetivo estabelecido tem de ser consequência natural das condições existentes/objetivos flexíveis.(3)
Os objetivos propostos devem estar de acordo com a realidade, afinal, não adianta estabelecer objetivos sem haver recursos necessários para alcançá-los, nem estar a par do estado de experiência de cada aluno (pois cada um tem suas particularidades e estas devem ser levadas em conta). A partir dessas análises, o professor deve elaborar atividades possíveis de serem realizadas e que permitam uma melhor compreensão do educando. Portanto essas atividades/objetivos propostos devem ser flexíveis para, se necessário, serem modificados à medida que as condições vão se desenvolvendo.
Obs: a aprendizagem deve se dar a partir da problematização dos conhecimentos prévios dos alunos.
- As atividades devem ter significado para o aluno, ter objetivos, ter fins.(4)
O indivíduo precisa saber a finalidade, o uso daquele objetivo para melhor se empenhar; dar significado para a sua ação. Não basta ser significativo para o professor, tem que ser significativo para o aluno também.
- professores flexíveis (5)
São aqueles que não trabalham com definições prontas, que sempre questionam a sua