JOHN DEWEY DIGITALIZADO
John Dewey nasceu em 1.959 em uma pequena cidade do estado norte-americano de Vermont chamada Burlington. Antes da sua formação foi professor secundário por três anos, depois cursou a Universidade Johns Hopkins estudou artes e filosofia e tornou-se professor na Universidade de Minnesota.
Viveu na época da Revolução Industrial, onde tudo estava em mudanças e conflitos, e as mudanças das escola demoravam á chegar, mas jamais desistiu. Dewey via a educação como uma forma de ensinar o aluno a pensar através de uma situação problema, para ele a educação tinha que ser voltada ao aluno, o que importava era o crescimento – físico, emocional e intelectual, tornando o aluno autônomo diante de suas atitudes e pensamentos.
Seus pensamentos tiveram muito a influência de Rousseau que queria uma educação democrática, e em Platão que via a influência da sociedade na qual o indivíduo se inseria. O pensamento marcante de John Dewey dizia que as idéias desenvolvidas na escola só teriam importância se fosse usada como instrumento de resolução de problemas na vida real e no aperfeiçoamento das relações sociais, pois via o conhecimento e o desenvolvimento como um processo social, e após esse processo o indivíduo pode ser considerado parte da sociedade e integrado como verdadeiro cidadão, e através desse pensamento fundou o pragmatismo embora ele preferisse o nome de instrumentalismo, pois eram inseridos nas escolas instrumentos que pudessem ser usados na vida, pois ele acreditava que apenas a inteligência e o conhecimento dá capacidade ao homem para mudar o ambiente em que vive.
A necessidade de desenvolver o aluno a pensar, de problematizar, de unir a teoria e a prática veio de Dewey, para ele os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos realizados, e que a escola deveria ensinar a criança a viver o mundo. A partir desse contexto, a democracia ganha peso por desenvolver os indivíduos a pensar e por poderem fazer as