gestao empresarial
Gestao empresarial – 4º Semestre”
Cacoal-RO
2013
Sumario
1. Introdução
1.1. Conceito de orçamento
1.1.2. Orçamento geral
2. Orçamento flexível
2.2.ponto positivo do orçamento para a gestão
2.2.3. A questão tributaria para o orçamento
3. isenção de imunidade tributaria
3.3. Balanço patrimonial
3.3.4. Demonstração de resultado do exercício
4. Demonstração de fluxo de caixa
4.4. A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos
4.4.5. Conclusão
5. Bibliografia
1. Introdução
Neste Trabalho estudaremos tudo sobre orçamento, como fazer um balanço patrimonial, uma DRE com fazer um fluxo de caixa e saber a diferença entre orçado de realizado.
Gestão empresarial
1.1. Conceito de orçamento O conceito de orçamento diz respeito, de um modo geral, à área das finanças e da economia. O orçamento é, nesse sentido, a quantia de dinheiro que se estima que será necessária para fazer frente a determinadas despesas.
Por exemplo: um agregado familiar calcula os seus rendimentos e gastos e conclui que dispõe de um orçamento de 1.000 reais mensais. Ou seja, os gastos mensais desta família não podem exceder esse valor. Caso contrário, corre o risco de se endividar. Definir e, acima de tudo, gerir um orçamento ajuda a alcançar metas de poupança e a evitar endividamentos indesejados.
Outro exemplo de orçamento surge no caso das viagens, quando os turistas viajam com x quantia de dinheiro, sabendo que este terá de chegar para satisfazer as suas necessidades durante toda a sua estadia. Se o viajante tiver um orçamento de 50 reais para umas férias de quatro dias e que, logo no segundo dia, já tiver gasto 400 reais, ao fazer contas ao dinheiro, irá constatar que terá de cortar nos gastos para não ficar sem dinheiro.
O orçamento