Trajetória histórica brasileira: Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço social.
TEORIAS DE KARL MARX E EMILE DURKHEIM
Profª. Érica de Cássia Oliveira Caetano
1-Emile DurKheim: A Divisão Social do Trabalho
A divisão do trabalho é uma ciência a se estudada pela Sociologia, vários teóricos desenvolveram diferentes métodos a ser analisados como objetos de estudos.A sim tentando esclarecer as diversas modificações estruturais no desenvolvimento da Sociedade moderna.
A sociedade e definida por um conjunto de organismo vivo que dão origem a coletividade onde cada uma exerce sua função em seu meio.
A divisão Social do trabalho para Emile Durkheim é desenvolvida por vários surgimentos que dão origem a uma sociedade solidaria, e igualitaria. Para Durkheim a solidariedade e juntamente para a integração dos indivíduos de forma geral na sociedade: Por possuir um caráter moral, e tem grande relevância para divisão Social do trabalho possível harmonia a integração e a coesão na sociedade moderna.
2-KARL MARX: A DIVISÃO DO TRABALHO
A divisão social do trabalho
O texto trata inicialmente sobre o que é salário, trata dos diferentes valores que recebem cada operário por hora que trabalham ou pelo tipo de trabalho que empregam, recebem mais ou menos salário por isso.
A divisão social do trabalho alia-se uma tendência para apropriação em uma primeira fase de instrumento de trabalho, e posteriormente dos restantes meios de produção determinam-se relações sócias entre os indivíduos. Ao uso e posses dos instrumentos dos materiais e ate dos bens produzidos. A formação de grupos de pessoas com diferentes posições no processo produtivos é assegurada por forma de propriedades que acaba por conduzir a divisão da sociedade em classe sociais e por permitir a uma parte da sociedade explorar a outra. Manifestam-se as primeiras contradições entre os interesses individuais de grupo ou família, ou interesse comunitário dos indivíduos que matem um intercambio