Indução á ciencia
Concentremo-nos agora no segundo problema. Será que as teorias científicas podem ser verificadas pela experiência?
5.2.1. Verificabilidade
Uma proposição que pode ser verificada pela experiência é uma proposição que é verificável. Elucidemos esta noção:
• A verificabilidade corresponde àquilo que admite uma comprovação conclusiva pela experiência.
Por exemplo, a proposição «Existem corvos negros» é verificável, pois basta observar um corvo negro para podermos concluir com toda a segurança que ela é verdadeira. Afinal, de uma premissa como «Está aqui um corvo negro» pode-se deduzir validamente a conclusão «Existem corvos negros».
Já a proposição «Todos os corvos são negros» não é verificável. Por muitos corvos negros que já tenhamos observado, não podemos excluir a possibilidade de existirem algures corvos de outra cor. Não podemos, portanto, deduzir que todos os corvos são negros a partir da informação disponível. Por isso, a experiência não pode comprovar esta proposição, pois esta poderá um dia revelar-se falsa. Muitas proposições universais têm esta característica.
Contudo, admite-se geralmente que uma proposição como «Todos os corvos são negros», apesar de não ser verificável, ainda assim parece ser confirmável. Elucidemos também esta noção:
• A confirmabilidade corresponde àquilo que admite uma confirmação indutiva ou probabilística pela experiência.
A proposição «Todos os corvos são negros» parece ser confirmável porque, se tivermos já observado muitos corvos negros e nenhum corvo de outra cor, concluímos que é provável que todos eles sejam negros. Partindo da informação disponível, podemos inferir, por indução, que todos os corvos são negros.
Resumindo, uma proposição é verificável se é possível estabelecer de uma vez por todas que ela é verdadeira a partir da observação. E uma proposição é confirmável se é possível mostrar, recorrendo à observação, que ela provavelmente é verdadeira. A confirmabilidade é, então,