RESUMO DO TEXTO OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEORICO METADOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO NA CONTEMPORANEIDADE
655 palavras
3 páginas
ResumoYazbek, Maria Carmelita. Os fundamentos histórico e teórico- metodológico do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. Faculdade de Serviço Social da UNLP/ Argentina e da PUC/ São Paulo.
O texto aborda os fundamentos históricos e teóricos- metodológico do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. Dando ênfase na década de 80 e 90, nesta época a profissão passa por diversas transformações, explicando todo o movimento histórico da sociedade, que é o produto das relações sócias aonde o Serviço Social esta inserido diretamente. Cita o ponto de vista, mais explicativo do que interventivo, para melhor atuar nas relações humanas. O principal objetivo do texto é a sociabilidade. Os fundamentos principais da profissão, o saber explicar para intervir a realidade. O Serviço Social passa por todo um processo, saindo do assistencialismo, e neste período como mostra no texto, explicando a sua própria intervenção. Pois o Serviço Social surge através da igreja católica em cunho assistencialista. A analise a incorporação pela profissão é conhecida pelo ideário católico do conhecimento da sociedade burguesa, são as principais matrizes teórico- metodológico.
O texto faz a relação entre a igreja e o Serviço Social, é os fundamentos, o objetivo político, sociais, de cunho humanista. O conservadorismo da igreja caracterizou Serviço Social, a ser tecnificado, com a matriz positivista, para ampliar os referencias técnico para a profissão. Segundo Iamamoto (1992, P.21) denomina de “arranjo teórico doutrinário”. As mudanças destes questionamentos têm inicio nos anos 60, com as mudanças econômicas, políticas sociais e culturais, a profissão passa por este momento histórico. No Brasil teve seu marco histórico na ditadura militar, ficando impossibilitado de contestar as políticas.
As tendências dos anos 80, históricas e metodológica, a teoria social de Marx efetiva na profissão, aprende o ser social, para mediações, percebe que a relação do ser social não é em sua