Gestao em recursos humanos
459 palavras
2 páginas
Grandes mudanças e transformações econômicas, políticas e sociais têm sido evidenciadas nas últimas décadas em todo o planeta, com repercussões nas mais recônditas sociedades, gerando uma nova ordem mundial. A partir do final dos anos sessenta, foram intensas as modificações sócio-econômicas associadas ao processo de internacionalização da economia mundial. Processo este que, embora não seja novo, ganhou características inusitadas e um impulso sem precedentes a partir do enorme salto qualitativo ocorrido nas tecnologias de informação, que permitiu, no âmbito das organizações, a reestruturação das estratégias de produção e distribuição das empresas e a formação de grandes networks. Além de profundas alterações na forma de organização da atividade produtiva, que passou a ir além da busca por mercados globais, tornando-se ela própria global, a revolução tecnológica atingiu igualmente o mercado financeiro mundial, permitindo a mobilidade de capital requerida pelo movimento de globalização da produção.
Tais modificações são sinalizadoras de uma forte tendência de globalização, não apenas de mercado, mas, principalmente de processos, cujos efeitos são perfeitamente visíveis no comportamento dos indivíduos e das organizações. Em outros termos, o modo de vida e o comportamento de boa parte dos cidadãos vêm sendo radicalmente alterados, a começar por seus empregos, suas atividades rotineiras de trabalho e seu relacionamento, por exemplo, com bancos e supermercados.
Ressalta-se, portanto, a importância que a economia do conhecimento, baseada em tecnologias de informação, representa para o atual processo de globalização econômica. Todavia, é necessário observar que, se as novas tecnologias de informação e comunicação transpõem barreiras geográficas, por um lado, trazem em si uma nova lacuna, por outro, através da qual a exclusão social passa a ter um caráter tecnológico, traduzido pela existência de um contingente de desconectados, marginalizados dos