Gestao Do Conhecimento
A. Destaque as principais diferenças entre o modelo organizacional mecanicista (era industrial) e o modelo organizacional holístico (era do conhecimento).
No paradigma mecanicista pode se dizer que é o modelo racional onde tudo pode ser explicado e resolvido em partes proveniente do newtoniano-cartesiano. As tarefas são bem definidas com especialização elevada, prioriza-se o desempenho de função, o foco na eficiência, departamentalização, muita burocracia e formalização cheia de regras com hierarquia de controlar e coordenar, neste modelo o importante é competir.
No paradigma holístico ou orgânico à flexibilidade, as equipes de trabalhos são multifuncionais, a criatividade é um dos elementos fundamentais, poucas regras, comunicação informal, sistema estratificado de acordo com o nível de conhecimento, não tem decisão centralizada e o importante é cooperar envolvendo todas as variáveis.
O Modelo mecanicista ainda existe em nosso sistema administrativo e insiste em ficar e para que haja mudança à necessidade em avançar na velocidade de transformação nas organizações.
B. Do ponto de vista da estrutura organizacional o que pode ser feito para viabilizar o uso da criatividade e da inovação?
Um bom planejamento visando o uso de tecnologias e aprendizagem podem ser o início para o processo de gerencia à inovação, mudanças na estrutura organizacional viabilizando e estabelecendo condições, motivações, informação e comunicação em um ambiente flexível para estimular a criatividade do indivíduo com a finalidade de desenvolver competências e habilidades podendo até serem usadas como vantagens competitivas diante da concorrência.
Na atual conjuntura, então podemos afirmar que a principal vantagem competitiva das empresas baseia-se no capital humano, e nos leva a refletir que a velocidade em que as transformações acontecem não é certo concentrar