gestao do conhecimento
Nos dias de hoje para as organizações percebe-se que é indispensável o conhecimento, e também influencia no valor de mercado, em função da valorização de patrimônio intangível, isto é, valor de marcas, talentos dos funcionários, capital intelectual, imagem, e novas ideias. Tudo isso gera valor de ações das empresas.
A gestão do conhecimento aparece nesse cenário e sua proposta de identificação, maximização, codificação e compartilhamento de conhecimentos estrategicamente relevantes acaba por criar uma disposição favorável para o aprendizado constante e a valorização do capital intelectual nas organizações. Afinal, uma empresa que investe em Gestão do Conhecimento acaba por assegurar que canais para a inovação e comunicação estejam sendo criados no dia-a-dia, e com isso, abrindo caminhos para que a empresa estruture seu diferencial competitivo.
Pode-se perceber que a Gestão do Conhecimento aparece como um processo de suma importância para o crescimento organizacional.
GESTÃO DO CONHECIMENTO CONCEITO
Gestão do Conhecimento (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso.
A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos. A agilidade e rapidez passam a ser característica das empresas que adotam o Knowledge Management.
Entende-se pelo processo amplo e criterioso de identificação, maximização, codificação e compartilhamento do conhecimento estrategicamente relevante para as organizações (TERRA, 2001).
DESENVOLVIMENTO
O Conhecimento
Definir conhecimento não é tão simples como possa parecer, principalmente devido à sua característica de intangibilidade.