gestao do conhecimento
Umas das praticas em uma organização é a troca de ideias, conhecimentos e informação, o espiral do conhecimentos tacito e explito, que passam a ter um papel fundamental e dizem olhar de forma mais clara para a complexidade nas organizações. O nome corporativo desse ato é gestão do conhecimento e pode ser feito tanto formalmente, como reuniões, palestra e treinamentos, quando de maneira informal, com pequenas conversas, ensinamentos de alguma técnica ou resolução de duvidas.
Muitas empresas fracassam por se curvarem a rotinas, velhas criadas por sucessos passados. A capacitação constante dos colaboradores é importante no dia a dia das organizações, podem engajar-se nas atividades de inovação por inúmeras razões, elas geram um ambiente de colaboração e confiança, que por si só é um agente motivador, seus objetivos podem se relacionar-se a produtos, mercado, eficiências, qualidades ou a capacidade de aprendizado e de implementação de mudanças. Na identificação desses motivos nas empresas, auxiliam no exame das forças que conduzem a atividade de inovação, como a competição e as oportunidades de entrada em novos mercados. Os dados sobre os objetivos podem também fornecer informações a adicionais sobre características dos tipos de inovação.
Portanto cada vez menos vista como modismo, a gestão do conhecimento, tem mostrado suas vantagens nas organizações, como podem reutilizar as soluções, registrar quem sabe o que nas organizações, aumentar o grau de colaboração, obtenção de informações sobre a concorrência e como esta o mercado em geral, pois depende muito do tipo de mudança comportamental e das pessoas que os gerentes e executivos da empresa venham desenvolver, gerenciar o conhecimento é um processo longo de mudanças, com