adm 4 semestre
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado no intuito de analisarmos uma empresa englobando-a em nossos conteúdos estudados durante o semestre, a fim de percebermos os reais problemas sofridos pela empresa, qual a queixa maior da proprietária em relação ao comércio e seus arredores e assim aprofundarmos com mais afinco os conteúdos contemplados durante o semestre letivo.
Para isso, pesquisamos inicialmente o embasamento teórico das três disciplinas estudadas: Administração Financeira e Orçamentária, Direito tributário e Mercado de Capitais. Logo em seguida em um pequeno texto relatamos a origem e histórico da empresa, realizamos a entrevista com a proprietária e para finalizar fizemos a análise dos dados coletados e a identificação do problema.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEóRICA
2.1. A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A Administração Financeira é uma ciência voltada para objetivos. Não se trata de administrar por administrar, mas sim administrar por uma meta, por um objetivo. A Administração Financeira ou Finanças traz em seu escopo as mudanças do mundo contemporâneo. Suas técnicas, métodos quantitativos e estrutura conceitual vêm sendo ampliadas, o que aumenta sua relevância para as organizações. O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orienta-se para a obtenção de lucros (Braga, 1995).
Os proprietários investem em suas entidades e doravante pretendem ter um retorno compatível com o risco assumido, através de geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) adequados por um tempo longo, ou seja, durante a perpetuidade da organização.
Uma