Trabalho 4° semestre ADM
Competitividade gera necessidade de recursos para investimentos em diferenciais. Quando o mercado está aquecido, o custo de capital sofre alta. Lei da oferta e da procura. O capital de giro se torna um diferencial.
A alta competitividade e a escassez de capital que são encontradas no mercado atual aumentam a importância da administração financeira nas empresas que buscam crescimento e reconhecimento. Quanto mais competitividade houver no mercado, menos se pode errar e principalmente em termos de gestão financeira que causa impactos nos custos e preços praticados e quanto menos capital disponível, maior é o custo para aquisição, o que aumenta a necessidade de uma gestão do capital financeiro da empresa.
Para saber como agir dentro do mercado financeiro primeiro precisamos entender como funcionam as finanças dentro de uma empresa e o que elas significam.
Finança é o total de valores monetários disponíveis na tesouraria da empresa e que atenderá às exigências do mercado financeiro, dos acionistas, do governo e ainda, a todas as operações realizadas pela empresa em sua atividade.
No processo pra maximização dos valores empresariais existem alguns objetivos operacionais que contribuem na eficácia da gestão dos recursos financeiros, aumentam a segurança na captação de recursos, tanto para o requerente quanto para o requerido e evita fraudes e conseqüentes perdas de recursos.
De acordo com o Sebrae, a falta de gerenciamento, controles internos e de um bom planejamento e controle financeiro faz com que muitas empresas fechem suas portas nos primeiros anos de existência. Elas apresentam um retrospecto de insuficiência ou até de inexistência de suporte financeiro para suas operações, o que dificulta a continuidade do negócio. As empresas necessitam de informações contábeis úteis para auxiliá-las nas tomadas de decisões e muitas vezes o Balanço Patrimonial não é levado tão a sério.
O princípio econômico principal de que a