enfermagm
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
PROFª. MARIA NAUSIDE PESSOA DA SILVA
EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM - CIÊNCIA
Florence contribuiu grandemente para a evolução desta arte, com Estudos científicos aproximadamente em meados do séc XIX. A chamada Dama da Lâmpada era destemida, brava e ao mesmo tempo suavíssima. Tinha uma grande capacidade de agir e sentir.
FASE DO APRIMORAMENTO
FASE DO APRIMORAMENTO
EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM NO BRASIL
A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543. Em seguida, ainda no século XVI, surgiram as do Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e Ilhéus.
Mais tarde Porto Alegre e Curitiba, esta inaugurada em 1880, com a presença de D. Pedro II e Dona Tereza Cristina.
EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM NO BRASIL
Outra figura de destaque é Frei Fabiano Cristo, que durante 40 anos exerceu atividades de enfermeiro no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro (Séc. XVIII).
A ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO
Atualmente a enfermagem não é somente arte, mas um ciência, pois baseia-se em princípios científicos.Para Wanda Horta a enfermagem tem três seres:
ANA NERY
A enfermagem brasileira do tempo do Império, raros nomes de destacaram e, entre eles, merece especial menção o de Anna Nery.
ANA NERY
“13 de dezembro de 1814, nasceu Ana Justina Ferreira, na Cidade de Cachoeira, na Província da Bahia. Casou-se com Isidoro Antonio Nery, enviuvando aos 30 anos.”
ANA NERY
Seus dois filhos, um médico militar e um oficial do exército, são convocados a servir a Pátria durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), sob a presidência de Solano Lopes. O mais jovem, aluno do 6º ano de Medicina, oferece seus serviços médicos em prol dos brasileiros.
ANA NERY
Anna Nery não resiste à separação da família e escreve ao Presidente da Província, colocando-se à disposição de sua Pátria. Em 15 de agosto parte para os campos de batalha, onde dois de seus irmãos também lutavam. Improvisa hospitais