Enfermagm
R: Das relações entre estas estruturas, mediadas principalmente por hormônios, é que acontecem as alterações periódicas no ciclo menstrual. As moléculas sinalizadoras de maior importância são o hormônio liberador de gonadotrofinas, do hipotálamo, da hipófise, dos ovários. Se, por um lado, os ovários estão capacitados à produção de folículos, por outro as gonadotrofinas, moduladas pelo GnRH, alteram o crescimento folicular, criando os fenômenos de recrutamento, seleção e ovulação
Como ocorre o recrutamento inicial e recrutamento cíclico dos folículos ovarianos?
Inicia-se no final da quarta semana do ciclo, estendendo-se até quase o final da primeira, ocasião em que o FSH plasmático aumenta e um grupo de folículos ovarianos (coorte), sensíveis a este hormônio, entram em crescimento.
Explique como ocorrem as etapas do ciclo ovariano e ciclo uterino.
R: Ovariano: 1ª fase - folicular ou estrogênica, onde ocorre o crescimento e a maturação folicular, com produção e liberação de grandes quantidades de estrogênio na circulação; 2ª fase – lútea ou progestacional, onde há a formação e funcionamento do corpo lúteo, com conseqüente produção de progesterona, além de estrogênio. Com o advento da menopausa, decorrente da exaustão dos folículos ovarianos, cessam os ciclos ovarianos e menstruais (amenorréia hipoestrogênica). Uterino: Fase Menstrual: desagregação parcial do endométrio, por contração e rompimento dos vasos sanguíneos, ficando reduzido a 1 mm de espessura. As hemorragias, juntamente com restos da mucosa, constituem um fluxo que dura cerca de 5 dias – a menstruação. Fase Proliferativa: o endométrio regenera e volta a vascularizar-se até atingir 6 mm de espessura. Ocorre entre o 5º e o 14º dia do ciclo. Fase secretora: o endométrio atinge a sua máxima espessura (até 8 mm) e vascularização.
Explique a importância dos folículos de Graaf e corpo lúteo.
R: A importância dos folículos de Graaf é