Gestao do conhecimento
Socialização Externalização Combinação Internalização
Socialização - Do Conhecimento Tácito para Conhecimento Tácito A socialização é um processo de aquisição do conhecimento por meio da experiência compartilhada. Ocorre por meio da observação, imitação e prática.
Socialização está associada a aprender pelo exemplo e a aprender fazendo. O engenheiro apreende o segredo do mestre-padeiro observando que ele estica e também torce a massa. Externalização - Do Conhecimento Tácito para Conhecimento Explícito Externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em termos explícitos.Para converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito são utilizadas metáforas e analogias.
Externalização é a chave para a criação do conhecimento pois cria o conceito novo.
O engenheiro anota como o mestre padeiro trabalha: as máquinas de pão caseiro deveriam imitar a forma como o mestre padeiro mistura a massa. Combinação - Do Conhecimento Explícito para Conhecimento Explícito Combinação é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento pré-existente. Esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito, indivíduos combinam conceitos através de meios como documentos, reuniões, e-mails, tel, etc.
O engenheiro discute com seus colegas como imitar o trabalho do mestre padeiro no projeto das novas máquinas de pão caseiro. Internalização - Do Conhecimento Explícito para Conhecimento Tácito Internalização é o processo de incorporação do conhecimento explícito que se converte em conhecimento tácito para o grupo e para a empresa (nova cultura, novos modelos mentais).
O conhecimento foi internalizado por todos os colaboradores da empresa, isto é, a empresa incorporou um