O que é cobrança emocional
s.f. Ato ou efeito de cobrar. e Cobrar vem de recobrar, que vem do Latim recuperare, “obter de volta, recuperar, trazer algo de volta, recobrar”, verbo relacionado com recipere, “pegar de novo”, formado por re-, “de novo”, mais capere, “tomar, pegar”.
Ele fez a cobrança
Cobrança de conta:
O credor tem todo o direito de cobrar a dívida, dentro dos limites da lei, é claro!
Ele pode cadastrar o nome do devedor no SPC e SERASA, mandar cartas, telefonar e entrar com processo judicial de cobrança. (Estes são os direitos do credor!)
Todavia, as empresas de cobrança costumam utilizar “táticas de tortura psicológica” contra os devedores, infernizando suas vidas, ligando para os seus telefones (fixo e celular) diversas vezes ao dia, não respeitando horários, fins-de-semana ou feriados e ainda ligando para vizinhos, parentes e para o trabalho.
Vale lembrar que estas pessoas que ligam cobrando, os chamados operadores de “callcenter” das empresas de cobrança são pessoas treinadas para falar aquilo que passaram para elas através de uma cartilha de procedimentos, ou seja, elas, muitas vezes, “não sabem o que estão falando”!
São alheios a qualquer outro fato existente, alheios à lei e aos direitos dos consumidores para os quais estão ligando, apenas sabendo repetir aquilo que foram treinados para falar.
Não tente argumentar com eles, pois não há como argumentar com a ignorância (ignorância porque ignora os fatos e os direitos). Cobrança emocional
É uma tendência do ser humano, dar e esperar resposta à altura da doação.
Invariavelmente causa decepção em quem cobra , pois, nem sempre a interpretação do ato de receber e de doar é uma unanimidade, um senso comum. Depende da intenção, da receptividade, do momento. Geralmente cobra quem se sente carente e insatisfeito, dentro de um relacionamento, mesmo que seja uma cobrança