Gestao do conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Prof. CAMILLA
DEZEMBRO
2012
RESUMO:
A Gestão do Conhecimento tornou-se uma prática necessária e também fator de grande importância para as organizações, pois permite que as empresas alcancem vantagens competitivas e sustentáveis. É um processo sistemático, articulado e intencional, com vistas a gerar, armazenar, preservar e reutilizar o conhecimento disponível que existe nas empresas.
A Gestão do Conhecimento é um meio de estímulo para as pessoas nas organizações e que essas possam produzir informações e também usufruírem delas.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos mais importantes da gestão do conhecimento.
INTRODUÇÃO:
Desde o início da década de 1990, a administração do conhecimento tornou-se o assunto do momento . A essência da criação do conhecimento está profundamente enraizada no processo de administração da “síntese” através de múltiplos opostos – tácito∕explícito, corpo∕mente, indivíduo∕organização, inferior∕superior, hierarquia∕força de trabalho e Oriente∕Ocidente, que exigem uma síntese para que o novo conhecimento seja criado. Assim com o processo de criação do conhecimento, salienta que os administradores devem abraçar, cultivar e sintetizar dois traços aparentemente opostos para que a organização atualize-se continuamente.
Segundo Quel (2006, p.48) “ O homem volta então, a ser alavancada na sobrevivência das instituições. Não mais aquela mão de obra puramente mecânica mais um novo colaborador menos mecanicista e mais pensante”. Com isso após essas mudanças as empresas mudam o foco para o colaborador intelectual dando ênfase na gestão do conhecimento.
Assim, o estudo sintetiza a gestão do conhecimento com o raciocínio e a prática gerencial, implica em gerenciar tudo aquilo que agrega valor e derive de processos, sistemas e da cultura de cada empresa, seja através de conhecimento e habilidades de cada trabalhador,