gestao de riscos bancarios
Este trabalho analisa os riscos clássicos na atividade bancária - risco de taxa de câmbio, risco operacional e risco de liquidez – e mostra que embora riscos não possam ser eliminados, bancosseguem normas convencionais de comportamento para se precaver desses riscos, utilizandotécnicas de gerenciamento de ativo e de passivo.
Em particular, na alta inflação, o aumento daincerteza leva a um crescimento nos riscos bancários, o que requer uma nova estratégia degerenciamento de riscos por parte da firma bancária.
OGerenciamento de risco
OGerenciamento de risco ou gestão de risco realiza-se com a adoção de melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodologias, permitindo uma melhor gestão dos limites de risco aceitáveis, do capital, da precificação e do gerenciamento da carteira. Ganhos consideráveis se tornam possíveis com o gerenciamento de risco, no aceite de oportunidades de investimentos não tão atrativas sem o conhecimento prévio dos riscos e suas medidas
No Gerenciamento de Risco financeiro considera-se, em primeira instância, os riscos financeiros que compreendem àqueles que ocasionam ganhos ou perdas de recursos financeiros para instituição. Quanto à volatilidade, são observados resultados inesperados relacionados ao valor de ativos ou passivos de interesse.
Pode-se classificar os riscos financeiros como estratégicos e não-estratégicos. Os estratégicos são aqueles assumidos voluntariamente. Uma cautelosa exposição a esses tipos de riscos é fator fundamental para o sucesso das atividades comerciais. Já os riscos não-estratégicos são aqueles que não podem ser controlados e não condicionam fator estratégico, e por isso denominado desta forma . De acordo com Jorion , instituições financeiras têm, por objetivo principal, gerenciar ativamente os riscos financeiros, assumindo, intermediando e oferecendo conselhos.
Compreender os riscos enquanto incertezas