gestão por competência
COMPETÊNCIA
Alunos:
Elaine
Inara
Joseaynne
Michelle
Natália
Tainá
Vanessa
Wille
INTRODUÇÃO
O modelo de Gestão por Competências vem sendo um mecanismo importante para criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das pessoas, agregando conhecimento, desenvolvendo suas habilidades e estimulando suas atitudes a fim de que sejam diferenciais competitivos e estratégicos das organizações.
COMPETÊNCIA
A definição de competência está baseada no CHA, que são os conhecimentos (C) e as habilidades
(H), competências técnicas, e as atitudes (A), competências comportamentais, que uma pessoa possui.
O conceito de competência tem sido relacionado à capacidade de articulação e mobilização dos conhecimentos, habilidade e atitudes com a finalidade de resolver desafios e problemas.
TIPOS DE COMPETÊNCIA
Competência
técnica: fluência em inglês, habilidade com o Excel, técnicas de redação, matemática financeira etc.
Competências comportamentais: assumir responsabilidades, buscar feedback, desenvolve planos de ação para problemas.
C. H. A.
Existem três qualidades que o profissional precisa desenvolver:
Conhecimento
Habilidade
Atitude
O QUE É:
No
modelo de competências importa não só a posse dos saberes disciplinares escolares ou técnico-profissionais, mas a capacidade de mobilizá-los para resolver problemas e enfrentar os imprevistos na situação de trabalho. A gestão por competências remete, assim, às características individuais dos trabalhadores.
OBJETIVO
Compreender quais são as competências críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos.
Minimizar eventuais lacunas de competências, que significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a
organização