Plano de gestão para a espécie Lobo Vermelho
Faculdade de Ciências e Tecnologias
Departamento Ciências da Vida: Licenciatura de Biologia
Biologia de Conservação
2013/2014
Plano de gestão para a espécie Lobo Vermelho
(Canis rufus)
http://cdn2.arkive.org/media/F3/F3143AF6-D4C9-48EC-8CDD9FD69B9CE3EB/Presentation.Large/Red-wolf-pup.jpg
Resumo
O plano de gestão proposto debruça-se sobre a problemática da espécie Canis rufus da
Carolina do Norte que se encontra criticamente ameaçada. Uma vez que, depende da conjugação de múltiplos factores específicos como abrigos de reprodução e habitat que contem vegetação nativa e estes estão, de alguma forma, inadequados ou corrompidos a espécie em questão não tem indivíduos suficientes para ser considerada viável. Neste âmbito, propomos uma série de medidas como reintrodução de espécies vegetais nativas, combate de invasoras e reprodução em cativeiro com respectiva reprodução em cativeiro para garantir o número de descendentes viáveis para respectiva reintrodução no meio. As medidas propostas pretende-se que sejam monitorizadas de forma a avaliar o sucesso do plano a longo prazo.
Introdução
O primeiro passo na elaboração de um plano de acção é a clarificação da motivação que leva à conservação da espécie. Para isso, é essecial reunir o máximo de informação possível por forma a caracterizar a espécie e compreender o local onde esta se insere. Consequentemente, devem identificar-se as medidas de gestão que permitem conservar populações viáveis e, obviamente, os factores que condicionam a sua condição.
Com efeito, é proposto um plano de acção para o Canis rufus, espécie criticamente em perigo devido à diminuição da área e qualidade do seu habitat, à elevada taxa de mortalidade devido a acções antropogénicas, à existência de uma proporção de indivíduos híbridos muito maior do que o valor considerado sustentável, mas sobretudo, à ausência de locais de reprodução, importantes especialmente porque nos primeiros dois meses