Gestao de recursos humanos
1 - Saber o momento certo de pedir o aumento também é importante. Antes de marcar uma conversa com o chefe, o profissional deve estar a par da remuneração do mercado e conhecer a política salarial da empresa.
- Se o salário já está acima da média de mercado e/ou o profissional teve algum aumento recentemente, por exemplo, então não é o momento de voltar ao tema, solicitação de aumento antes de um tempo mínimo de empresa ou próximo de um aumento anterior, não é muito coerente, salvo algumas exceções. Normalmente, as empresas estabelecem um parâmetro de um ano e avaliam caso a caso.
- Remuneração é uma das formas que a empresa tem para reconhecer o desempenho do funcionário. Se o saldo está positivo, ou seja, o profissional está bem avaliado, esta é uma boa hora para colocar a questão em pauta.
- Marcar uma reunião com o chefe para tratar somente do assunto é o ideal. Porém, se perceber que o chefe não está dando a atenção necessária no momento, pergunte se não seria interessante remarcar a reunião, deixando no ar sua ansiosa expectativa de tratar logo do assunto, para que não seja outras vezes protelada por desinteresse ou falta de tempo do chefe.
2 - O planejamento é o principal responsável pelo sucesso de uma negociação. O despreparo pode colocar em xeque o aumento salarial esperado. É preciso montar um diálogo e reunir evidências que justifiquem a solicitação. Não basta inventar argumentos, o ideal é investir no produto que será negociado: você. Busque novos conhecimentos, assim estará agregando valor ao produto e conseqüentemente ganhará consistência no discurso: 'antes era assim, agora sou assado. Tenho mais potencial para agregar a empresa'. Essa preparação deve começar no mínimo um ano antes do pedido. Tire um final de semana e reflita sobre o que espera de sua carreira nos próximos cinco anos. Pergunte-se: quais as características necessárias para alcançar seu objetivo? O que é preciso