GESTAO DE PROJETOS
PROFESSOR SANDRO BIMBATO
RESENHA Nº 01
Nome do aluno: Nayara Bárbara Rodrigues Leite
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DO TEXTO
Marcel Fleming Santos
Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci
Edson Aparecida Araujo Querido de Oliveira
EXPECTATIVAS DE COMPETÊNCIAS EM GESTORES DE PROJETOS: UM ESTUDO DAS VAGAS DE EMPREGOS PUBLICADAS EM WEBSITES DE EMPREGOS.
A importância dos projetos na viabilização dos negócios tem crescido ultimamente e pode ser percebida pelo numero de empresas que estão adotando a metodologia de gerenciamento de projetos (Kerzner, 2000). Para as empresas que buscam uma vantagem competitiva pela inovação, gerar competências na formação de equipes de trabalho passa ser uma preocupação fundamental, bem como administrar múltiplas funções perspectivas. (Frame, 1999)
A inovação tecnológica é um dos maiores requisitos para a manutenção e crescimento das empresas. As competições mercadológicas interferem no ciclo de vida dos produtos exigindo transformações rápidas que atendem as demandas dos consumidores. Conforme diversos autores, a viabilização de mudanças e inovação é um empreendimento que transcende as operações cotidianas da organização, e por isso, tipicamente, estas planejam e executam projetos para implantar estas mudanças (KERZNER, 2002).
Projetos são empreendimentos que, na maioria das vezes, envolvem vários departamentos de uma organização, varias empresas necessitam de um conjunto de habilidades e competências multidisciplinares em seu planejamento e execução. Desta forma as organizações reconhecem cada vez mais a importância dos profissionais capacitados para liderar projetos, que tenham uma visão realista e estruturada das competências que as organizações requerem dos gerentes de projetos.
A gerência de projetos esta, portanto na aplicação de conhecimentos, habilidades, organizações, supervisão e controle de todos os aspectos dos projetos, em um processo contínuo para alcançar seus objetivos.