Introdução a Fotografia
Trabalho sobre Técnica e Linguagem
Jessica Santos
Kethleen Guerreiro
Tiago Wirley
1. As câmeras modernas possuem sofisticados recursos da exposição que podem ser utilizados de forma automática. Então, por que profissionais da fotografia preferem operar o equipamento de forma manual?
A operação manual de um equipamento fotográfico se dá pelo fato de a fotografia ser uma auto representação, ou seja, ela deve ser entendida na sua composição, ordem dos elementos primários e secundários que garantem estética, qualidade e equilíbrio na formação da imagem. Uma fotografia não é apenas a captura de um quadro da realidade, é também uma representação de quem a produziu, o fotógrafo, há sentimentos e criatividade em uma composição. Tal resultado não pode ser obtido por um equipamento estático, que se auto ajusta, deve ser manipulado com precisão, dinamismo, racionalidade e criatividade
2. Pra que serve o controle de ISO?
De maneira simples e objetiva, a ISSO tem por finalidade controlar a entrada e saída de luz da câmera. Por exemplo, para que se possa tirar fotos com poucas luz e evitar que a foto saia tremida, recomenda-se que o número da ISO seja maior, já o uso da ISO menor é indicado para tirar fotos ambientes com muita luminosidade, isso faz com que a foto não saia “estourada”.
3. O que é fotômetro?
Para adequar a utilização da luz de acordo com as necessidades do fotógrafo, usa-se o fotômetro, os profissionais que trabalham com este aparelho, utilizam-no para medir a intensidade da luz no ambiente para então conseguirem boas imagens. Portanto, o fotômetro é um dispositivo que mede a intensidade da luz, converte a luz em corrente elétrica e que passa então a poder ser medida em valores referentes à abertura do diafragma.
4. O que é uma lente macro e pra que serve?
A lente macro tem como principal objetivo destacar e ampliar mínimos detalhes e texturas que passam despercebidos aos nossos olhos com muita facilidade. É muito