1. Fotojornalismo: Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa
A fotografia é um veículo usado pelo fotojornalismo para oferecer e complementar as formas de observação, análise, informação e opinião dos fatos e de suas consequências; sendo assim muito importante para, não só os jornalistas, como para os demais profissionais da comunicação, por possibilitar novas de expressar seu trabalho.
Mas nem considerando esta importância podemos dizer que toda fotografia publicada seja um exemplar de fotojornalismo. As fotografias jornalísticas possuem valores e utilidades específicas que transmitem a informação juntamente com o texto que ela ilustra.
Tomando o fotodocumentalismo como parâmetro de comparação, pode-se dizer que ele por vezes se reduz ao fotojornalismo, mas com suas diferenças: o fotojornalismo não garante ao seu profissional um projeto fotográfico, raramente ele sabe o que irá fotografar quando chegar ao local, nem sob quais condições o fará, só sabe que terá que descrever o fato com sensibilidade, curiosidade e uma rapidez de reflexo que o permitirão avaliar a situação de forma instintiva, sem deixar de lado a necessidade da força visual-noticiosa, ou seja, com todas estas dificuldades a imagem feita por um fotojornalista ainda terá que informar, conciliando seu trabalho com um texto. Diferentemente do fotodocumentarista que mostrará um retrato de como um acontecimento afeta a vida das pessoas.
Hoje temos noção da importância da fotografia como documento e representação da realidade, mas seu potencial informativo já foi desprezado por muitos editores de jornais que a consideravam como fora do padrão jornalístico vigente. Só em 1971, com Baynes falando sobre o primeiro tablóide fotográfico ‘Daily Mirror’ (1904), que a foto ganha um novo caráter e deixa de ser apenas complemento do texto, tornando-se fonte de informação também. Com o passar do tempo a fotografia passa a seguir a doutrina do