GESTAO DE PESSOAS
GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho realizado sob a orientação da Professora Marineide Batista, como requisito parcial à conclusão da Disciplina Psicologia, pelos(as) alunos(as) Alexandra Kazumi Kameoka, Gabriela Vitor da Costa Ferreira, Giovanna Barros Magalhaes Numeriano, Jackson Francisco Almeida de Souza, Jefferson da Silva Moura e Maria Clara Felizardo de Lima.
Recife, junho/2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho terá como objetivo trazer o tema Gestão de pessoas, no qual será abordado o seu contexto histórico tanto no Brasil como no resto do mundo. Trará também conceitos sobre o tema, processo de gestão de pessoas, objetivos que o tema propõe, métodos de sustentabilidade, estrutura de redes como o elemento novo da sociedade do século XXI e a importância da psicologia na gestão de pessoas.
DESENVOLVIMENTO
Para entender o conceito que temos de gestão de pessoas, é importante analisar o contexto histórico e a sua evolução ao longo dos anos. Primeiramente, destacaremos o pensamento de Taylor, no qual dizia que deveria existir um método para maximizar o rendimento do operário, porém ele desconsiderava os desejos e objetivos do trabalhador, desmotivando-os. É nesse aspecto que a administração cientifica se formava: racionalização do trabalho, minimizando custos e perdas. Por causa dos problemas gerados por esse método passou a ser importante as relações humanas no trabalho.
Ao passar dos anos começam a serem criados sindicatos para não só minimizar conflitos como também gerenciar operários de acordo com as leis. Por volta da década de 70, é que foi surgindo o termo de Administração de Recursos Humanos, no qual influenciou a introdução da Teoria dos Sistemas, de Ludwig Von Bertalanffy. Com essa teoria, as organizações passam a ter ênfase nos processos, probabilismo, multidisciplinaridade, concepção multicausal,