GESTAO DE PESSOAS
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo principal diagnosticar o clima organizacional através de uma pesquisa bibliográfica. Nota-se que as organizações para sobreviverem devem aceitar os desafios, com capacidade administrativa de prováveis modificações, atentando principalmente á flexibilidade. Para isso, deverá planejar e desenvolver estratégias, utilizando-se da sensibilidade na tomada de decisões, que farão o diferencial e levarão competitividade com qualidade às empresas. No mundo globalizado as empresas, para sobreviver no mercado competitivo, precisam cada vez mais conhecer e avaliar o clima organizacional existente em suas instalações, agindo assim, promoverá uma melhor resolução nas relações com seus empregados, minimizarão os possíveis conflitos, além de aumentar a satisfação, mantendo os motivados e interessados nos assuntos da organização. Conhecendo o clima existente os gestores terão melhor rendimento no trabalho de seus subordinados e a empresa terá maior qualidade em seus produtos e/ou serviços e, consequentemente maior lucratividade.
Palavras Chave: clima organizacional; cultura organizacional; gestores; motivação.
INTRODUÇÃO
Este trabalho buscou saber as condições do ambiente de trabalho, identificando os aspectos positivos e negativos que influenciam no clima organizacional. Porque, como se sabe o ambiente interno depende das pessoas que integram a organização , de como elas interagem entre si e, além disso está intrinsecamente relacionado com o grau de motivação dessas pessoas.
Neste sentido para Chiavenato (2004, p.115-120), o Clima Organizacional tem uma íntima relação com a motivação das pessoas que compõem a organização. Quanto maior é a motivação das pessoas, maior será o nível do Clima Organizacional.
Ou seja, compreende uma extensa e