Gestao de pessoas
A contribuição acumulada de numerosos interessados e envolvidos com problemas administrativos possibilitou que a administração chegasse aos nossos dias como encontramos hoje.
Ela é, pois, o resultado histórico da experiência, estudos e pesquisas realizadas por diversos estudiosos. Na antiguidade encontramos a construção de magníficas obras, realizadas no Egito, na Mesopotâmia, na Ásia, comprovando a existência, já naquelas épocas, de elementos capazes de planejar e conduzir milhares de trabalhadores
O antigo Egito encontramos papiros que atestam a importância que era dada à organização e a administração burocrática.
Na Roma antiga, encontramos registros da administração pública, a autoridade dos magistrados, suas áreas e atividade funcional, a hierarquia e o senado.
Temos muitos outros exemplos que poderíamos citar, atestando a presença da administração naquelas épocas.
Na Idade Média corporações de ofício eram estruturadas em três categorias de profissionais.
Mestre, companheiro e aprendiz, e ainda estabelecia a divisão do trabalho artesanal e a área de comercialização dos produtos. Como eventos que marcaram definitivamente essa fase podemos citar:
Influencias na Gestão de Pessoas
Dos Filósofos
Coube à Filosofia nos legar diversos postulados, cuja influencia deve ser mencianda
SÒCRATES: Em discussão com Nicomachides, esclarece que ‘’a administração deve ser vista como uma habilidade pessoal, separadamente do conhecimento técnico e da experiência’’.
PLATÂO: Outro filosofo grego, discípulo de Sócrates, em sua obra A Republica, expõe seu ponto de vista sobre a forma de governo e a administração dos negócios públicos.
ARISTÓTENES: Também filosofo grego, também discípulo de Platão, fundador da lógica formal, em seu livro Política, estuda a organização do Estado e aponta três formas de administração pública
Monarquia ou governo de um só
Aristocracia ou governo de uma elite
Democracia ou governo do povo