Gestao de pessoas
Faculdade
Gestão de Pessoas
Bruno Emanuel de Campos Barbosa RA - 1317785
SÃO PAULO
2014
Geração Riponga
De tempos em tempos surgem nos conjuntos organizacionais ideias novas para um antigo problema: organizar a estrutura de trabalho das organizações e torna-las mais produtivas, trabalhar menos, ter boas gratificações, trabalhar menos dias na semana, tudo isso já foi testado algum ideias aprovadas e outras não. Porém de um determinado tempo pra cá esta sendo testada uma nova forma de gestão.
A ideia da adoção da Holocracia é testada dentro de algumas empresas com o método de tentar minimizar o hierarquismo dentro de alguns determinados setores dentro da estrutura organizacional.
Holocracia é o termo utilizado para definir uma nova visão sobre a forma de gestão de empresas, baseada na experiência de grupos colaborativos, em que todos dentro da organização têm um objetivo em comum e trabalham em prol de atingi-lo. A palavra Holocracia é derivada do grego holon, que significa “um todo que faz parte de um todo maior” com a junção da palavra kratia “força, poder”.
Definida como tecnologia social a Holocracia extingue a tradicional extrutura piramidal em que o poder vem de cima para baixo, em vez disso a organização passa a funcionar em circulos semi-independentes que emglobam uns aos outros.
Sistema Tradicional de Gestão – Os chefes distribuem tarefas isoladas á seus funcionários e cobram resultados de forma localizada.
Sistema voltado á Holocracia – O grupo de executivos distribuem os projetos á cada uma das áreas, que se organizam para entregar o projeto final acabado.
O objetivo da aplicação da Holocracia como forma de gestão é a tentativa de aumentar o nível de responsabilidade, já que os colaboradores passam a se responsabilizar e a serem responsabilizados por todos os seus colegas de trabalho, o sistema pretende ainda dar total transparência aos processos administrativos e com isso resolver rápida e