Gestao de Pessoas
Fundamentos
De
Gestão de
Pessoas
2 / 7
O processo da evolução de gestão
3 / 7
INTRODUÇÃO
Gestão pessoal é de extrema importância para a sustentação de uma empresa, tanto para a sobrevivência como para seu desenvolvimento no mercado de trabalho e para sua competitividade.
A área de gestão de pessoas (RH) vem passando por grandes desenvolvimentos dentro das organizações, se tornando assim o personagem principal da transformação e progresso tanto para a empresa quanto para o colaborador, deixando para trás os métodos mecanicistas. Diferentemente dos recursos humanos que tem mais ênfase a técnica e ao mecanismo do profissional, a gestão de pessoas tem foco a valorização dos profissionais e do ser humano. Neste trabalho vamos abordar o progresso da gestão de pessoas, história, fases da evolução e os importantes processos tais como recrutamento e seleção, treinamento e recompensa, dando assim aos colaboradores uma motivação dentro da organização.
4 / 7
A evolução da Gestão de Pessoas
História
A teoria da administração teve inicio entre o período de 1900 a década de 30. A consideração com o fator humano era mínima, pois os funcionários eram vistos apenas como “máquinas”. Depois de 1930 a área de Recursos Humanos passou a ser desenvolvida e aplicada focando o treinamento, desenvolvimento e satisfação dos funcionários, deixando assim de apenas da ênfase em treinamentos funcionais, passando assim por um processo de evolução. Fases da evolução de gestão de pessoas
A gestão pessoal passou por cinco fases de evolução que iremos citar abaixo.
Fase contábil (antes 1930): Nesta fase a preocupação era com os custos da organização, tratando os trabalhadores como geradores de mão de obra, fazendo os registros contábeis de entradas e saídas resultantes dessa conta, ou seja, tinha uma visão essencialmente voltada para custos contábeis.
Fase Legal (1930 a 1950): Esta fase foi caracterizada pelo