Química do Petróleo
Neste laboratório são realizados estudos de injeção de vapor, combustão in-situ e uso de eletricidade na recuperação de petróleo. Também dispõe de recursos para medir condutividade e difusividade térmica em rochas reservatório.As atividades têm se concentrado mais na pesquisa básica de investigar a potencialidade do uso de corrente elétrica continua e alternada na melhoria da recuperação de petróleo. Com esta finalidade foi executado para a indústria um projeto abrangente para se determinar a potencialidade de aplicação de eletricidade com o objetivo de aumentar a recuperação de petróleo.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
‣ Área de Explotação (AA):
A área de Explotação engloba atividades de engenharia de poços (perfuração, completação, operações marítimas), e produção de óleo e gás em sistemas marítimos e terrestres. A perfuração visa construir um poço até a jazida subterrânea (reservatório), a completação tem por objetivo equipar o poço para operacionalizar a produção. A atividade de produção envolve o projeto, monitoração e garantia de fluxo de óleo e gás do reservatório até a planta de superfície e aos sistemas marítimos e terrestres de armazenagem ou transporte. Em engenharia de poços estudam-se reologia de fluidos, fluido-dinâmica, perfuração, mecânica de rochas, contrôle de kicks e blow-out, estimulação de poços, completação marítima e perfuração de poços no mar. Em produção estudam-se propriedades de fluidos e comportamento de fases, fluxo de óleo e gás no reservatório e escomento multifásico nos poços e dutos de produção, instalações de produção marítimas e terrestres, métodos de elevação artificial, comportamento de sistemas flutuantes de produção e risers, automação e controle de processos. ‣ Área de Reservatórios e Gestão (AB):
A área de Reservatórios e Gestão ocupa-se da integração de dados de natureza diversa (geologia, física e engenharia), para caracterizar os reservatórios petrolíferos e desenvolver os