Quimica petroleo
A partir da síntese de Wöhler, outros experimentos foram realizados via laboratorial, demonstrando a possibilidade de sintetizar substâncias orgânicas não tão somente a partir de animais e vegetais. Muitos desses experimentos constataram a presença do elemento carbono nos compostos sintetizados, essa constatação serviu para enunciar a definição de química orgânica: Química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos do elemento carbono. No entanto, essa definição não é ainda precisa porque muitas substâncias da química inorgânica apresentam carbono e não podem ser' consideradas como substancias orgânicas. Por exemplo, o gás carbônico (CO2), o monóxido de carbono (CO), o ácido carbônico (H2CO3), o carbonato de sódio Na2CO3, bem como todos carbonatos e cianetos, apesar de apresentarem carbono em suas fórmulas, não são compostos da química orgânica.
ESTUDO DO ÁTOMO DE CARBONO O carbono, sexto elemento da tabela periódica, apresenta 4 elétrons no seu nível mais externo:
1
6
12,00 C
CARBONO 2,4 2,26 2,5 3727 4830
Essa característica possibilita a união do carbono com outros átomos como H, O, N, Cl... formando um número enorme de compostos orgânicos. Acredita-se que o número de compostos, orgânicos ultrapasse 1 milhão. POSTULADOS DO CARBONO O químico alemão Kekulé, em 1857, determinou as características fundamentais do átomo