Diário de campo
Data da aula: 12/04/2013
Tema: Aula de ginástica tradicional (método do século XIX).
* Objetivo: Teve como objetivo a aula de ginástica a preparação, o condicionamento físico (flexibilidade, capacidade física...). Também, a disciplina, normas de comportamento e a ordem.
- Para quê?
Para promover o condicionamento físico.
- O que foi ministrado na aula?
Foram ministrados na aula de ginástica, exercícios sistematizados.
* Metodologia:
- Como o professor ministrou a aula?
Foi mostrado na aula que o comando autoritário é do professor.
- A partir de que princípios pedagógicos?
Na aula de ginástica foi percebida a utilização da repetição, da padronização, tentando alcançar a perfeição do sincronismo. A disciplina, a ordem (fila), o sexismo (mulheres para um lado e homens para o outro), a segregação e a moral.
* Avaliação. * Observações: Dentro da sala de aula temos o ensino da ginástica em sua teoria, trabalhando seus conteúdos, conceitos e objetivos. A partir disto, no decorrer da aula podemos compreender que a ginástica está vinculada à busca da aptidão física e, sendo assim, não apresenta diferenças significativas, em seus modelos de aula, das práticas realizadas fora do ambiente escolar. Ao partirmos para outra “sala”, onde é realizada a aula de ginástica na prática, no qual, já no começo a professora pega um apito de sua bolsa. Demonstrando que o comando total autoritário é do professor. Prosseguindo a aula, é pedido para os alunos se separarem de acordo com seu sexo (feminino; masculino).
Faz com que eles ordenassem em filas e, á partir daí sopra o seu apito e começa uma série de exercícios sistematizados, no qual vários exercícios são executados com base no vídeo passado dentro de sala, sobre a ginástica do século XIX e com o decorrer do tempo aumentava-se o nível de complexidade para que haja um fortalecimento na preparação e no condicionamento físico. Podemos ver que a ginástica em sua atividade