Psi juridica
A psicologia jurídica, é uma vertente de estudo da Psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjetivos.
* O que são representações sociais?
São saberes coletivos
Compartilhados por um grupo de sujeitos
Têm a função de estruturar o mundo ao redor
De tornar familiar o que era desconhecido
São teorias sobre a realidade
Possuem uma função construtiva da realidade
São redes de significações
* Como se formou o Direito?
Representações Sociais estão na base da formulação das regras, das LEIS, do DIREITO e das políticas sociais.
A vida em sociedade e as conseqüentes inter-relações pessoais, exigem a formulação de regras de conduta que disciplinem a interação entre as pessoas, com o objetivo de alcançar o bem comum e a paz das organizações sociais. É a regulamentação das condutas dos indivíduos em permitidas ou proibidas, ou seja, regulamentação de ações. É importante classificar o entendimento de que normas, regras e sociedade não são possíveis sem o Homem, porque é o Ser Humano quem faz o Direito e é para ele que o Direito é feito.
As regras surgem das crenças. Direito pega hábitos e costumes e transforma em regra.
* De que forma os padrões sócio-historicos do Direito se relacionam com a Psicologia?
A base do Direito, assim como a base da psicologia está nas representações sociais. Direito e psicologia possuem um destino comum: ambos tratam do comportamento humano.
* O que é CRIME?
O crime depende das instituições e das representações sociais de uma determinada sociedade. Crime é uma construção social. A noção de crime vai variar entre sociedades. Se definimos crime, o criminoso também vai ser carimbado pela sociedade como fora dos padrões.
* Quais são as diferenças entre a psicologia