GESTAO DE PESSOAS
Coerência textual
E o aspecto que assumem os conceitos e relações subtextuais em um nível ideativo. A coerência e responsável pelo sentido do texto, envolvendo fatores lógicos semânticos e cognitivos já que a interpretabilidade do texto, depende do conhecimento partilhado entre os interlocutores . Um texto e coerente quando com patível como conhecimento de mundo receptor. Observe a coerência e interessante porque permite percebe que um texto não existe em si mesmo mais sim constrói se na relação emissor, receptor e mundo.
A coerência e um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo.
Fatores de coerência
Elementos linguísticos
Conhecimento do mundo
Conhecimento partilhado
Inferências
Fatores de contextualização
Focalização
Coesão textual
O que e linguística textual? A linguística textual surgiu na década de 60 na Europa onde ganhou projeção a partir dos anos 70 e nesta época muita estudiosos encontravam se presos na gramática estrutura, gramática narrativa, e como o surgimento da linguística houve uma melhor estrutura nos textos. A linguística textual busca entender a organização do texto em sociedade, valorizando o falante ou outros em suas manifestações textuais desvinculando de sua função social como premissa, embora admita consequência na formação do texto.
A linguística textual torna se assim cada vez mais um domínio em que se busca compreender e explicar esse objetivo que um texto fruto de um processo extremamente complexo de interação, construção social de conhecimento e de linguagem.
Conceito: A coesão ocorre quando a interpretação de algum elemento no discurso e depende de outro. Segundo os autores Haliday e Hasan em 1976 a coesão e,pois uma relação de disciplina linguística entre um elemento do texto e algum outro elemento fundamental para sua interpretação.
Pode se afirma que o conceito de coesão textual diz respeito a todos os projetos de