uniao da vitoria
Livro: Observando a qualidade do lugar : Procedimentos para a Avaliação Pós Ocupação.
Coleção: ProArq Rio de Janeiro / FAU / UFRJ
Aplicar-se-á a avaliação pós-ocupação como método de coleta de informações para verificar se as melhorias urbanas contribuíram efetivamente para a qualidade de vida local e até em que nível se deu, desvendando seus ganhos e apontando deficiências para as quais se buscará soluções.
Para conseguir um bom resultado desta avaliação pós-ocupação selecionamos 4 instrumentos a serem utilizados nesta coleta de dados.
1. Mapa Mental
Este instrumento é baseado na elaboração de desenhos ou relatos de memoria representativos das ideias de uma pessoa ou de um grupo sobre um determinado ambiente.
O mapa mental é caracterizado por imagens que combinam espaços urbanos tais quais vias, ruas, praças... a outros elementos físicos relacionados em um espaço de ação detalhado. Ele determina a percepção do ambiente pelo usuário e permite integração do mesmo, possibilitando critérios que avaliam as melhorias realizadas e as que ainda terão de vir.
Kevin Lynch em 1982 formulou um roteiro de entrevista estruturada contendo um conjunto de questões para: testar a hipótese da imageabilidade, obter uma ideia de imagem publica, e desenvolver um método simples e capaz de evocar a imagem publica de qualquer cidade. Embora o questionário não faça parte desta etapa foi incluído por Lynch para mostrar as necessidades complementares desta etapa.
De acordo com Kevin Lynch aplicaremos este instrumento tal qual foi aplicado por ele em 1982 , no Jardim União da Vitoria I .
Questão 1.
O que a palavra União da Vitoria te sugere? E como você descreveria fisicamente este bairro?
Questão 2
Gostaríamos que fizesse um mapa esquemático dos principais pontos de uso deste bairro, uma rápida descrição do União da Vitoria que possibilitaria a estranhos