Gestao de pessoas
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (ses 0701) – Prática do Módulo V
23/11/11
RESUMO
O capital humano vem sendo cada vez mais valorizado pelas empresas/organizações, elas entenderam o quanto é importante dar o suporte necessário para que as pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoam características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa, portanto uma boa gestão de pessoas gera crescimento continuo, onde todos contribuem para estes avanços.
Palavras-chave: capital humano, organização, participação, capacitação
INTRODUÇÃO
Gestão de Pessoas é a área ou departamento da organização que se ocupa juntamente as atividades relacionadas às pessoas, sendo, funcionários, familiares, comunidade e outros.
Não existe uma organização sem pessoas, as pessoas formam uma organização, sendo assim, o desempenho organizacional e diretamente afetado pelo desempenho das pessoas e este desempenho é resultado do modo com que a organização e relaciona com as pessoas.
O desenvolvimento das pessoas pode oscila como bom ou ruim, dependendo da capacidade que a organização tem de Prover, Aplicar, Manter, Desenvolver e Monitorar. Para que sejam efetuadas com competência estas atividades, que são as atividades básicas para uma gestão, é necessária habilidade para lidar com pessoas, respeitando suas características, sendo estas: físicas, psicológicas, culturais, sociológicas dentre outras.
1 ATIVIDADES BASICAS DE GESTÃO DE PESSOAS As atividades de gestão de pessoas consistem em Prover, Aplicar, Manter, Desenvolver e Monitorar pessoas, com o propósito de contribuir efetivamente com a sobrevivência da organização. Podendo assim entender melhor cada atividade.
1.2 PROVER
È munir a organização de pessoas (funcionários) na quantidade e habilidade necessária para atender a demanda de